Mons. Fernando Ocáriz: «Cristo reina dando-nos a sua vida»

Publicamos algumas anotações da pregação feita pelo Prelado do Opus Dei por ocasião da Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo.

O Prelado do Opus Dei falou sobre Cristo, Rei do Universo.

Mons. Fernando Ocáriz referiu que «Cristo é o Rei do Universo. Alegramo-nos com toda a Igreja. Sentimo-nos governados por Ele, pelo seu amor, pela sua omnipotência. Pertencemos a um Reino eterno, universal, de paz, que abarca tudo. É também um Reino de santidade, porque podemos ser santos; e um Reino de graça, porque é Ele que nos apoia: Ele é a nossa paz. Em Cristo recebemos todo o amor de Deus através do seu coração humano».

O Prelado convidou a considerar como se faz presente o Reino de Cristo: «Podemos fazer esta pergunta: onde está o teu reino, Senhor? Como podemos tornar o teu Reino mais visível, mais presente? E Ele responder-nos-á com as mesmas palavras que disse a Pilatos: O meu reino não é deste mundo. Mas já está presente entre nós, crescendo como uma semente até chegar a ser uma árvore frondosa».

"Onde está o teu reino, Senhor? Como podemos tornar o teu Reino mais visível, mais presente?"

Os textos do Novo Testamento que se leem na missa do dia convidam a ter fé: «Diante da experiência das dificuldades na nossa vida, é necessário acreditar na ação de Deus, como nos diz a segunda leitura da missa de hoje: Pois Cristo tem que reinar até que ponha todos os seus inimigos debaixo dos seus pés. Se somos fiéis, o Reino de Deus será uma realidade em toda a nossa vida».

«Como é o Reino de Cristo? –perguntou o Prelado–. A primeira leitura de hoje apresenta-nos o Senhor como um pastor que cuida das suas ovelhas. Ele reina como pastor que nos alimenta continuamente com bons pastos, através da sua Palavra e da Eucaristia. A Palavra de Deus que recebemos com fé enche-nos, dá sentido a toda a nossa vida e dá-nos força para que reine sobre nós».

«Agradeçamos especialmente a Eucaristia, esse enormíssimo dom pelo qual Jesus nos dá a sua própria vida. Cristo não reina dando ordens, reina dando-nos a sua vida de modo total na cruz e de maneira contínua na Eucaristia».

Queremos, Senhor, não ter outra liberdade senão a de Te amar, porque assim é como seremos realmente livres.

Com base numas palavras do fundador do Opus Dei, recordou que «para que Jesus reine em ti e em mim, necessitamos de graça abundante, para que até o último suspiro ou a palavra mais elementar, seja um louvor a Cristo Rei, como dizia S. Josemaría. Queremos, Senhor, não ter outra liberdade que a de Te amar, porque assim é que seremos realmente livres. Podemos fazer tudo com alegria se o fazemos com a liberdade do amor. Pedimos-to, Senhor!».

Mons. Ocáriz concluiu a sua meditação fazendo referência ao Evangelho do dia, em que «se fala de um Rei que julga e do Reino preparado desde antes da constituição do mundo. Possuímos o Reino como fruto da caridade, também agora em antecipação, através desse dar-nos aos outros como Ele se nos dá a nós».