Comunicado sobre o livro "O Fim dos Segredos" de Catarina Guerreiro

Um livro focado numa tentativa inadequada de comparação de duas realidades tão diferentes entre si como são o Opus Dei e a Maçonaria

Foi publicado este mês o livro "O fim dos segredos" de Catarina Guerreiro e esse facto está a ter algum eco nos media.

Quando no início a autora pediu colaboração a este gabinete para fazer um livro focado no Opus Dei e, simultaneamente, na Maçonaria, tivemos oportunidade de dizer à autora, jornalista que respeitamos, que é inadequada a tentativa de comparação de duas realidades tão diferentes entre si.

Basta dizer que o Opus Dei é uma instituição da Igreja Católica com estatutos entregues pela Santa Sé e publicados, que a pertença ao Opus Dei e a participação na sua formação religiosa são contrários a qualquer tipo de segredo, e que os encontros de formação religiosa estão abertos a todos, sem necessidade de qualquer convite prévio.

Foi por isso que não colaborámos: pretender expor uma instituição católica fora do contexto religioso próprio só pode gerar pouco esclarecimento para os leitores. Pensamos que não contribui para a verdade e a transparência, mas sim para a ambiguidade e o equívoco.

O Opus Dei é uma das propostas da Igreja Católica para ajudar as pessoas a viver a fé na vida comum do dia a dia, e tem uma oferta formativa complementar à acção pastoral das paróquias, nomeadamente com encontros de oração, sessões de formação sobre a fé e retiros de silêncio.

Para entrar em contacto connosco basta escrever para info.pt@opusdei.org ou visitar-nos em www.opusdei.pt

No que diz respeito ao Opus Dei, o livro retoma, em grande medida, temas já tratados anteriormente e que então tentámos esclarecer:

Por último, pode ter interesse conhecer a Declaração de 26.XI.1983 do Vaticano sobre a Maçonaria e um estudo histórico de 2012 do Prof. Jaume Aurell sobre a génese histórica da "grande narrativa" sobre o Opus Dei (uma tradução para português aqui)

Lisboa, 18 de Novembro de 2015

O Director do Gabinete de Imprensa
Pedro Gil
press.pt@opusdei.org