Comentário de Martín Rhonheimer

Martín Rhonheimer, Professor de Ética e de Filosofia Política na Pontifícia Universidade da Santa Cruz, em Roma, comenta a homilia "Amar o mundo apaixonadamente"

Na homilia “Amar o mundo apaixonadamente”, São Josemaria expõe de maneira quase programática o que o espírito que, por vontade divina, ia pregando desde 2 de Outubro de 1928, tem como mais próprio, original e específico. A mensagem da homilia condensa-se nesta frase lapidar: “Não há outro caminho, meus filhos: ou sabemos encontrar o Senhor na nossa vida corrente, ou não O encontraremos nunca.”

Para cristãos correntes que querem viver a sua vocação baptismal no meio das realidades deste mundo, a vida corrente é lugar de encontro com Deus e caminho de santidade. Isto tinha-se esquecido desde há séculos. São Josemaria chamava-o “velho como o Evangelho e como o Evangelho novo”. Quando São Josemaria começou o Opus Dei, não existia nenhuma instituição na Igreja que se propusesse fomentar especificamente a busca da santidade no meio do mundo justamente através do amor ao mundo : um amor não “mundano”, mas divino e humano ao mesmo tempo, o mesmo amor redentor de Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro. Um amor que se consuma na Cruz: no dom de si mesmo, servindo os outros santificando o trabalho profissional, as tarefas familiares e cívicas.