Biografia

José Maria Hernández Garnica nasceu em Madrid a 17 de Novembro de 1913. Era doutorado em Engenharia de Minas, em Ciências Naturais e em Teologia.

Pe. José María Hernández Garnica
Opus Dei - Biografia

Pediu a admissão no Opus Dei em 28 de Julho de 1935. Faleceu em Barcelona em 7 de Dezembro de 1972.

Soube corresponder com generosidade à chamada específica de Deus, e a sua vida, centrada na Santa Missa, foi apostolicamente fecunda. Esteve sempre muito unido a S. Josemaria, Fundador do Opus Dei, que nele depositou grande confiança.

Tinha grandes talentos humanos que, pôs, movido por Deus, ao serviço da Igreja e de todas as pessoas que com ele conviveram. A sua humildade simples, e a sua extraordinária sinceridade e franqueza fizeram com que a sua personalidade fosse atractiva, embora ele se tenha sentido sempre servidor de todos.

Em 25 de Junho de 1944 recebeu a ordenação sacerdotal. Depois, S. Josemaria encomendou-lhe especialmente o impulso da actividade apostólica entre as mulheres da Espanha, que ele harmonizou com muitas outras actividades sacerdotais por todo o país.

Mais tarde foi desenvolver o seu ministério sacerdotal em vários países da Europa. Trabalhou na Inglaterra, na Irlanda, na França, na Áustria, na Alemanha, na Suiça, na Bélgica e na Holanda.

Santificou-se na sua actividade profissional e depois na actividade própria dos sacerdotes com grande generosidade: aprendeu várias línguas, adaptou-se a diferentes ambientes e enfrentou incomodidades de toda a espécie em países em que estava a começar o trabalho apostólico do Opus Dei.

Sofreu com grande paciência e espírito de sacrifício várias doenças e de modo especial o longo processo da última, que durou mais de um ano. Deus quis levá-lo na véspera da Imaculada Conceição do ano de 1972, enquanto estava a fazer oração.