Biografía de José Luis Múzquiz: difusor de uma mensagem

José Luis Múzquiz de Miguel nasceu em Badajoz no dia 14 de outubro de 1912. Ajudou São Josemaria a estender o trabalho do Opus Dei por numerosos países, especialmente nos Estados Unidos.

O Pe. José Luis Múzquiz iniciou o Opus Dei em numerosos países, especialmente nos Estados Unidos.

José Luis Múzquiz de Miguel nasceu no dia 14 de outubro de 1912 em Badajoz. Em 1934, quando estudava em Madrid, conheceu São Josemaría Escrivá de Balaguer. Respondeu à chamada de Deus em janeiro de 1940 e a partir daí pertenceu ao Opus Dei.

Obteve três doutoramentos, em Engenharia de Caminhos, em História e em Direito Canónico. Como engenheiro esforçou-se por santificar o seu trabalho e realizou um intenso apostolado de amizade e confidência com os seus colegas e amigos. Foi um dos três primeiros fiéis do Opus Dei a receber, em 25 de junho de 1944, a ordenação sacerdotal.

Em 1949 foi para os Estados Unidos para iniciar o trabalho apostólico do Opus Dei, primeiro em Chicago e depois noutras cidades. Nos finais dos anos 50 viajou para vários países, estabelecendo as bases dos começos do Opus Dei na Ásia. Depois trabalhou em Roma, na Suíça e em Espanha e, em 1976, regressou aos Estados Unidos.


Documentário: A santidade de cada dia, a vida do Pe. José Luis Múzquiz

Faleceu a 21 de junho de 1983, em Pembroke (Massachussets), devido a problemas cardíacos. Foi sepultado no cemitério de São José em Brookline, Massachussets.

A 22 de maio de 2014, o Cardeal Seán O'Malley encerrou em Boston a fase diocesana do processo de beatificação – que tinha sido iniciada em junho de 2011. Toda a documentação foi enviada, para estudo, para a Congregação para a Causa dos Santos, em Roma.

O Cardeal O'Malley disse que: “D. José Luís mostrou-nos que uma vida virtuosa pode conseguir-se dia a dia se abrimos o nosso coração e a nossa alma às graças que Deus nos concede”.

O seu afável carinho, o seu intenso trabalho e a sua humilde simplicidade deixaram uma marca de fama de santidade entre todos os que o conheceram.