Bênção eucarística para dar início ao Ano Mariano

O Prelado do Opus Dei deu início a um Ano Mariano pela família com uma bênção eucarística que teve lugar na Basílica de Santo Eugénio (Roma).

Um momento da Bênção eucarística na basílica de Santo Eugénio (Roma)

Famílias da capital italiana foram à Basílica de Santo Eugénio para adorar o Santíssimo e pedir-Lhe, juntamente com D.Javier Echevarría, por todas as famílias do mundo. O Prelado quis convocar um ano mariano em que fiéis e cooperadores do Opus Dei rezassem especialmente a Nossa Senhora pelas famílias, unindo-se deste modo às intenções do Papa Francisco.

Na sua oração diante do Santíssimo Sacramento, D. Javier disse. "Hoje, festa da Sagrada Família, sentimos ainda mais a proximidade deste Senhor nosso, que quis vir estar entre nós por meio de uma família. Assumiu a nossa natureza para que entendamos que podemos santificar todas as circunstâncias da vida, também a vida em família".

O Prelado acrescentou: "Damos-Te graças, Senhor, porque quiseste manifestar a Tua proximidade através deste caminho, para que não Te sintamos longe. Damos também graças a Maria e a José. Temos necessidade de nos dirigirmos a essas duas figuras excelsas: ela, uma mulher como todas as mulheres; ele, um homem como todos os homens. Ambos souberam manifestar-Te o seu amor através das coisas da vida corrente, que para muitos podem não ter importância. Eles demonstraram-nos que todas as atividades nobres podem converter-se em oração e preparam-nos, assi, um caminho para viver junto do Senhor".

"Obrigado, Senhor – continuou o Prelado com a sua oração – que nos permitiste tocar-Te, seguir-Te, como permitiste a Maria e a José; obrigado porque quiseste ser um de nós, Tu que és perfeito Deus e perfeito Homem. Não Te quiseste poupar a nenhuma situação que pudesse separar-Te do homem. Quiseste sofrer o cansaço e a escassez, encontrando a felicidade numa família pobre".

"Hoje, seguindo o desejo do Papa, rezamos por todas as famílias do mundo. Não se pode ser verdadeiramente católico se não se ama os próprios pais, filhos, irmãos, cônjuge... É o caminho que o Senhor nos indicou ".

Além disso, salientou que "é importante que todos os dias rezemos por todas as famílias do mundo e que rezemos para que as nações acolham com pleno direito essa lei natural que vem de Deus. Que os governantes sejam justos e não destruam este grande tesouro que o Senhor nos deu. Dessa maneira, as pessoas serão mais felizes, embora por vezes viver em família custe esforço, vivendo o sacrifício habitual. Com alegria não queremos ceder na proteção desta instituição proveniente da lei natural e rezaremos constantemente pela família".

"Oxalá que cada um sinta como própria a responsabilidade de levar por diante a família; da nossa oração, dos nossos sacrifícios depende a felicidade de muitas famílias do mundo".

O prelado concluiu assim a sua oração: "Dirigimo-nos também uma vez mais a Nossa Senhora para que nos ajude a ser felizes nesta família sobrenatural do Opus Dei - que é família! Que o Senhor nos ensine a servir todas as famílias. Que Deus vos abençoe".

Mais adiante, recitou diante do Santíssimo Sacramento a oração pelas famílias que o Papa Francisco preparou por ocasião do recente Sínodo extraordinário. Diz assim:

Jesus, Maria e José
em vós contemplamos
o esplendor do verdadeiro amor,
a vós, confiados, nos dirigimos.

Sagrada Família de Nazaré,
faz também das nossas famílias
lugar de comunhão e cenáculo de oração,
autênticas escolas do Evangelho
e pequenas Igrejas domésticas.

Sagrada Família de Nazaré,
que nunca mais haja nas famílias episódios
de violência, de obstinação e divisão;
que quem tenha sido ferido ou escandalizado
seja rapidamente consolado e curado.

Sagrada Família de Nazaré,
que o próximo Sínodo dos Bispos
faça com que todos tomem consciência
do caráter sagrado e inviolável da família,
da sua beleza no projeto de Deus.

Jesus, Maria e José,
escutai, acolhei a nossa súplica.