"Basta começar", uma série de vídeos sobre formas práticas de ajudar os outros no ano da misericórdia

11 vídeos, com os testemunhos de mais de 100 pessoas de 12 países, compõem este material concebido para aprofundar na importância das obras de misericórdia.

Um dos desejos do Papa Francisco para este ano jubilar é que os cristãos, contemplemos a misericórdia de Deus, e a assumamos como um estilo de vida. Para isso, a equipa de redação de www.opusdei.org e a produtora argentina Dígito Identidad conceberam uma série de vídeos que apresentam modos concretos em que pessoas de diferentes partes do mundo experimentam a misericórdia.

Numa primeira fase, com a duração de várias semanas, fizeram-se entrevistas e filmagens em doze países: Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia, Brasil, EUA, Itália, Áustria, Alemanha, Rússia, Filipinas e Quénia.

A equipa de Dígito Identidad em Voralberg, na Áustria, durante uma pausa nas filmagens.

Depois começou o trabalho de editar. Foi nesta altura que Juan Martín Ezrraty, diretor da série, fez uma descoberta: «Muitos dos entrevistados − explicou − concordavam que o desejo de ajudar era motivo suficiente para pôr mãos à obra. Começaram a trabalhar para dar uma mão, construir uma ponte de esperança, de misericórdia e, lentamente, foram aparecendo voluntários, trabalhadores sociais, doadores: "Só tens que começar", diziam-me todos. E daí surgiu, o nome da série». Na verdade, o título original desta produção é Just Start. Ways to help people e foi traduzido para Basta começar. Maneiras de ajudar os outros.

Pensa-se geralmente que, para fazer algo pelos outros, são necessárias habilidades especiais, muito tempo ou uma grande quantidade de dinheiro, mas quase nunca é assim: a maioria das iniciativas que aparecem em Basta começar, principiaram por coisas pequenas, sem garantias, estimuladas apenas pelo desejo de dar uma mão a quem tinha uma necessidade.

Revendo a série, descobre-se que fazer uma obra de misericórdia não é um evento extraordinário, é coisa de todos os dias. «As obras de misericórdia são essenciais para a nossa vida cristã. Olhai ao vosso redor, há sempre alguém que precisa de uma mão estendida, de um sorriso, de um gesto de amor. Quando somos generosos, nunca nos faltam as bênçãos de Deus» (Papa Francisco: Audiência, 10 de setembro de 2014).

Documentando o trabalho da iniciativa austríaca AMAL

Os capítulos de Basta começar publicam-se mensalmente, com um guia prático para tirar o máximo proveito. Cada guia inclui perguntas que facilitam o início de um diálogo, sugestões para praticar pessoalmente as obras de misericórdia, e palavras da Sagrada Escritura, do Papa Francisco e de S. Josemaria que podem ser usadas na reflexão e meditação pessoal. Desta forma, Basta começar, torna-se um material adequado para ser usado em paróquias, escolas, aulas de catecismo e outras atividades de formação cristã.

Juan Martín Ezratty — que dirigiu documentários como: Francisco um Papa entre as pessoas, Trabajar para os outros, A fé aos 20 e Inspirados para amar — espera que esta série seja um motor de mudança, pois confessa, «eu próprio senti uma transformação, porque me encontrei com o rosto das pessoas. Podemos ver estatísticas de pobreza, ler algo sobre os refugiados, ou ouvir falar sobre a tristeza da prisão, mas quando vemos essa gente, quando vemos os seus rostos, envolvemo-nos, e já não podemos ficar indiferentes».

Os vídeos, com legendas em vários idiomas, podem encontrar-se em: https://opusdei.org/pt-pt/tag/basta-comecar/. Até ao momento foram publicados sete:

Basta começar (1): Trabalhar gratuitamente

Basta começar (2): Alimentar o corpo e a alma

Basta começar (3): Alargar a tua família

Basta começar (4): Aprender a perdoar

Basta começar (5): Abrir portas

Basta começar (6): Compartilha o que sabes

Basta começar (7): Estar perto dos que sofrem