As famílias do mundo em festa, em Filadélfia

Desde 1994, cada três anos, o Santo Padre convida as famílias de todas partes do mundo a participarem num encontro mundial. Nesta ocasião celebrar-se-á em Filadélfia (EUA) e o Santo Padre irá à conclusão

Mike Boening (cc)

O Encontro Mundial das famílias(EMF) foi concebido pelo Santo Papa João Paulo II em 1992, com a visão de fortalecer os vínculos sagrados da unidade familiar em todo o mundo. O primeiro EMF ocorreu em Roma em 1994, o Ano Internacional da Família.

Na conferência, as famílias partilham os seus pensamentos, os seus diálogos e as suas orações, trabalhando juntos para crescer como indivíduos e como unidades familiares. As famílias podem participar em discussões em grupo, orientadas por especialistas e falar sobre a função das famílias cristãs na igreja e na sociedade.

O tema central é “O Amor é a Nossa Missão: A Família Plenamente Viva”, e é inspirado por um dos primeiros padres da igreja, Santo Ireneu, que escreveu “a Glória de Deus é o homem plenamente vivo”. A glória do homem e da mulher é a sua capacidade de amar como Deus ama e não há melhores meios para ensinar o significado do amor do que a família. Sua Santidade o Papa Francisco também inspirou o tema. Ele encarna a mensagem de misericórdia, alegria e amor no coração do Evangelho.

O Encontro Mundial das Famílias é um evento de uma semana de oração, catequese e festa. Procura fortalecer os vínculos entre as famílias e ser testemunha da importância crucial do matrimónio e da família para toda a sociedade. Do Encontro Mundial das Famílias faz parte um Congresso Teológico de Adultos e um concorrido Congresso da Juventude, seguido do Festival das Famílias e da Missa Papal.

Clique aqui para conhecer o programa do Papa Francisco na sua visita a Cuba e EUA.

Conta oficial de Twitter da viagem do Papa a Cuba