A paixão de S. Josemaria pelo bem da família

No dia 26 de junho o prelado do Opus Dei celebrou a Missa em honra de S. Josemaria em Roma. A sua homilia centrou-se na família.

Este ano a festa de S. Josemaria celebra-se num ano mariano pela família. Por desejo do prelado, D. Javier Echevarría, o presente ano será de oração, mediante a intercessão de Nossa Senhora, pela família e pelos trabalhos do Sínodo que acontecerá no próximo mês de Outubro.

Para fazer referência a este acontecimento, o prelado do Opus Dei quis mencionar alguns ensinamentos de S. Josemaria sobre a família. Citando o livro "Questões atuais do cristianismo", D. Javier Echevarría recordou que "Devemos trabalhar para que essas células cristãs da sociedade nasçam e se desenvolvam com ânsia de santidade, com a consciência de que o sacramento inicial — o batismo — confere já a todos os cristãos uma missão divina, que cada um deve cumprir no seu próprio caminho".

De novo com palavras do fundador do Opus Dei, D. Javier Echevarría acrescentou que "a família unida é o normal. Há atritos, diferenças... Mas isto são coisas banais que, até certo ponto, contribuem inclusive para dar sabor aos nossos dias. São insignificâncias que o tempo supera sempre. Depois, só fica o estável, que é o amor, um amor verdadeiro - feito de sacrifício - e nunca fingido, que os leva a se preocuparem uns com os outros".

No final da homilia, D. Javier Echevarría sugeriu aos presentes, especialmente aos esposos e os casais que iram se casar, ter uma grande fé na ação do Espírito Santo.