A nossa Mãe pode tudo

Por ocasião da festa de Nossa Senhora do Carmo reproduzimos um texto de D. Álvaro del Portillo sobre a oração mariana “Lembrai-vos”.

D. Álvaro del Portillo cumprimenta um casal

“Permiti que me detenha para vos sugerir umas considerações sobre um (…) costume mariano que reflete de modo admirável duas caraterísticas essenciais (…): a fé na poderosa intercessão de Nossa Senhora e a ardente caridade fraterna. Refiro-me (…) à oração Memorare, de tão grande tradição na Igreja (…)

Toda a nossa fé se exercita ao viver este costume (…). Recorremos à Santíssima Virgem porque sabemos que é a Mãe de Deus e, portanto, com a sua intercessão diante do trono divino, é a Omnipotência suplicante: Maria – que segurança e que alegria dá esta certeza! – consegue todas as graças que pede, porque a Trindade Beatíssima não nega nada a quem é Filha predileta de Deus Pai, Mãe de Deus Filho e Esposa de Deus Espírito Santo. Ao mesmo tempo – saboreai-o cada dia com novo sabor! – essa Criatura poderosíssima é nossa Mãe: deu-no-la Cristo antes de morrer na Cruz. Como Mãe de Deus, pode tudo; como nossa Mãe, concede-nos tudo o que necessitamos para ser felizes, para alcançar a salvação eterna.

“(…) Este Ano Mariano é boa ocasião, tendo diante dos nossos olhos o exemplo de fé de Nossa Senhora, para aprimorar o nosso espírito de fé. Pergunta-te com frequência: rezo com a segurança de que as minhas orações são atendidas por Deus? Persevero na oração pela Igreja (…)? Posso assegurar, como S. Josemaria, queconfiamos tudo à oração? (Instrução, 9-I-1935, n. 259) (Carta, VII-1987)