A misericórdia é o nome de Deus

O Papa Francisco anunciou um novo ciclo de catequeses sobre a misericórdia numa "perspectiva bíblica”. O Papa tomou fragmentos da Bíblia como a parábola do filho pródigo, mas centrou-se sobretudo num fragmento do Livro do Êxodo em que Deus fala com Moisés e lhe diz de si mesmo que é compassivo e misericordioso, lento para a ira e rico no amor e na fidelidade.

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Começamos hoje um ciclo de catequeses sobre a misericórdia na Bíblia com esta passagem do livro do Êxodo, em que o Senhor se chama a Si mesmo: Deus compassivo e misericordioso, lento para a ira e rico em clemência e lealdade.

É misericordioso, tem literalmente entranhas de misericórdia, comove-se e enternece-se como uma mãe pelo seu filho e está disposto a amar, proteger, ajudar, dando tudo por nós

E é assim, Ele é compassivo, sempre disposto a acolher, a compreender, a perdoar, como o Pai da parábola do Filho pródigo. É misericordioso, tem literalmente entranhas de misericórdia, comove-se e enternece-se como uma mãe pelo seu filho, e está disposto a amar, proteger, ajudar, dando tudo por nós.

É lento para a ira, conta até dez, como dizíamos quando éramos jovens, respirando profundamente, para não perder a calma e suportar, sem nos impacientarmos. É rico em clemência, um caudal inesgotável que se manifesta na sua bondade, na sua gratuita benevolência, que vence o mal e o pecado.

Estas palavras lealdade, fidelidade, que não estão muito na moda. Mas Ele é leal e é fiel

E, finalmente, é leal, o Senhor é fiel. Estas palavras lealdade, fidelidade, que não estão muito de moda. Mas Ele é leal e é fiel. A sua fidelidade dura para sempre, não dorme nem repousa, está sempre atento, vigilante e não permitirá que fraquejemos na prova.

© Copyright - Libreria Editrice Vaticana

Libreria Editrice Vaticana/Rome Reports