A fé aos 20 (4): Fazer o ambiente

Se não te embebedas não te divertes? É possível estar com os amigos numa festa sem beber em excesso ou sem fumar drogas? Clement, de Paris, dá-nos a sua resposta.

Sou crente e divirto-me. Vivo a minha fé plenamente e, ao mesmo tempo,  divirto-me sem problemas. Porque para mim, a fé e a diversão são compatíveis. 

Como me divirto? É simples: como os outros. Gosto de sair com os amigos, ir a um bar ou a um café, e conversar. Há um ano que pratico boxe com amigos. Alguns são católicos, outros não.

Clement, con un amigo, mientras practican boxeo.

Gosto imenso de andar de bicicleta e fazer footing. Normalmente, pratico estes desportos num bosque, com os meus amigos. Vamos para as margens do Sena e nadamos no rio, próximo de Fontainebleau. Bebemos uma ou duas cervejas e rimo-nos um bocado.

Hoja descargable en pdf para trabajar con gente joven sobre los temas que propone el vídeo.

Às vezes os meus amigos dizem-me: "Claro, tu és católico, portanto não te sabes divertir. 

A tua vida é estranha porque nunca te excedes, Nunca te vimos bêbedo, nem drogado"

Eu, pelo contrário, vejo tudo de maneira diferente. Divirto-me como me apetece. Penso que me divirto mesmo mais do que eles. 

Ao acabarem as aulas, uns amigos disseram-me: "Quando vais a uma festa, fazes um ambiente especial. Sabes divertir-te sem te “passares”, sem fazer tolices". De facto foi assim. De repente, viram que é possível. Também me ajudou a pensar, quando os meus amigos me disseram isso.

Gosto de me divertir como sou e, por isso, estou contente. O meu truque está em recordar-me de que não é a sociedade que me tem que dizer como me hei-de divertir, ou convencer-me de que, para isso, é preciso exceder-mo-nos sempre.

Para mim, a diverão é-o quando se põem determinados limites.  E, para isso, a fé ajuda-me a fazer da minha vida algo grande.  A fé faz parte da minha vida e não estou disposto a separá-la do resto da minha vida. 

Pede humildemente ao Senhor que te aumente a Fé. - E depois, com novas luzes, apreciarás bem as diferenças entre as sendas do mundo e o teu caminho de apóstolo. 

S. Josemaría Escrivá, Caminho n. 580