A canonização de João XXIII e João Paulo II pelas redes sociais

Uma aplicação em quatro idiomas, nas páginas do Facebook e contas do Twitter, além de briefings diários, da semana anterior à canonização, por “hangout” de Google+. Assim se fará a cobertura da canonização dos dois novos santos.

O cardeal Agostino Vallini, vigário do Papa para a diocese de Roma juntamente com Monsenhor Giulio Dellavite, Secretário Geral da Cúria de Bergamo, Monsenhor Walter Insero, responsável do Gabinete das Comunicações Sociais do Vicariato de Roma e o padre Federico Lombardi, S.I., diretor do Gabinete de Imprensa da Santa Sé apresentaram no dia 31 de março uma série de iniciativas que se inserem nos preparativos da canonização dos Beatos João XXIII e João Paulo II que terá lugar no domingo, dia 27 de abril.

Entre as iniciativas está uma plataforma digital cujo objetivo é oferecer aos fiéis e peregrinos as notícias e informações relativas às cerimónias, bem como uma série de reflexões espirituais sobre a vida e os ensinamentos de ambos os papas. Assim, o site oficial www.2papisanti.org, é um portal – que está quase pronto – que conta com contactos, secções para os gabinetes de imprensa, informações, vídeos e imagens, bem como documentação biográfica sobre João XXIII e João Paulo II. Estará disponível em cinco idiomas: italiano, inglês, francês, espanhol e polaco.

A aplicação intitulada “Santo Súbito”, que poderá descarregar-se gratuitamente tanto em formato Android como IOS (em italiano, inglês, espanhol e polaco), centra-se na fama de santidade que rodeou, já em vida, ambos os papas e dará também informações logísticas, assim como a possibilidade de aceder às principais notícias sobre a canonização e de descarregar o material previsto para os diversos eventos litúrgicos.

Entre os meios que já funcionam encontram-se:

Página oficial da postulação com conteúdos em cinco idiomas:
https://www.facebook.com/PapaGiovanniPaoloII

Página oficial perfil Twitter com conteúdos em cinco idiomas:
https://twitter.com/santowojtyla

Canal YouTube da Postulação:
https://www.youtube.com/user/adminkarol

Portal:
www.karol-wojtyla.org

Este último, promovido em 2011 pela Postulação para a beatificação de Karol Wojtyla, ilustra detalhadamente as etapas do processo canónico que conduziram ao reconhecimento da santidade de João Paulo II e está disponível em diversas línguas: italiano, inglês, francês, espanhol, português, polaco e romeno.

Em paralelo, o Projeto #2popesaints, realizado em colaboração com os estudantes de Ciências da Comunicação da universidade romana LUMSA, envolve uma série de redes para dar a conhecer os jovens a vida, os ensinamentos e o testemunho de fé dos dois novos santos. No Facebook haverá uma página intitulada: 2popesaints; no Twitter a conta: @2popesaints; no Instagram #2popesaints; e no YouTube 2popesaints. Em todas elas, a partir de 6 de abril até à canonização, será proposto, para cada dia, um tema relativo a ambos os papas nos meios de comunicação social; além disso, cada acontecimento poderá ser visto em direto em cada uma das redes.

No Google +será dada a possibilidade de seguir em “hangout” os briefings diários da semana anterior à canonização. Também será criado um QR code para entrar com rapidez no site2popesaints.org. A iniciativa “Rome connecting to the world”, uma fraternidade entre os fiéis chegados a Roma e os jovens romanos, tornará possível conhecer os lugares mais significativos de Roma unidos à história de João XXIII e João Paulo II, disponibilizando informações na página do Facebook.

Por outro lado, na diocese de Roma, no dia 22 de abril na basílica de São João de Latrão, o Cardeal Agostino Vallini presidirá a um encontro, destinado aos jovens, com os postuladores das causas de ambos os papas: D. Slavomir Oder (João Paulo II) e o padre Giovangiuseppe Califano (João XXIII). No dia 26 de abril, a partir das 21 horas, haverá uma “Noite branca de oração” e as igrejas do centro de Roma estarão abertas para rezar e para confissões em diversos idiomas.

Também a diocese de Bérgamo presta homenagem a João XXIII, com “As Obras signo”, uma série de atividades dedicadas à caridade, à promoção humana e à solidariedade que se repercutam na vida diária. Entre elas, um projeto de ajuda ao Haiti para garantir três anos de escolarização na escola João XXIII; o convite aos sacerdotes para contribuírem com um mês do seu salário e a receita da coleta do dia 27 de abril para um fundo de ajuda para as famílias em dificuldades ou ainda a comemoração, no dia 12 de abril, da publicação da encíclica “Pacem in Terris”, para a qual estão convidados os embaixadores dos países em que o então núncio Angelo Roncalli desempenhou a sua missão diplomática (Bulgária, Turquia, Grécia e França) e cuja apresentação será feita por Jacques Delors, ex-presidente da Comissão Europeia.