29 de setembro: transladação das relíquias do Beato Álvaro

De 29 de setembro a 2 de outubro, numerosos romanos e muitas pessoas que chegaram a Roma oriundas de outros países foram rezar diante do novo Beato, na Basílica de Santo Eugénio, onde foram colocados, provisoriamente, os seus restos mortais para facilitar a afluência de fiéis.

Às seis horas da tarde do dia 29 de Setembro, o féretro com os restos mortais do Beato Álvaro foi transportado da cripta da Igreja prelatícia de Santa Maria da Paz, onde habitualmente repousa, até à Basílica de Santo Eugénio.

Fiéis vindos de todo o mundo receberam o Beato, que foi levado em procissão até ao presbitério, com um longo aplauso. A seguir à liturgia da Palavra, o Prelado do Opus Dei dirigiu umas palavras aos presentes.

"Penso – disse D. Javier Echevarría – que todos teríamos querido levar o féretro para agradecer ao Beato Álvaro a sua vida de entrega e de serviço à Igreja, o seu interesse por cada um de nós, e pelo seu amor diário à vontade de Deus".

O Prelado salientou que "estamos diante dos restos mortais de um homem, de um sacerdote, de um amigo, que soube deixar tudo nas mãos de Deus e, por isso, vivia sempre tranquilo, feliz. Era um grande comunicador de paz. Peçamos-lhe com sinceridade: ajuda-nos a ser testemunhas do amor que Deus tem por nós".

Ao terminar a homilia, D. Javier abençoou os presentes com uma relíquia do novo Beato. A seguir, numerosos fiéis aproximaram-se da urna onde se encontra e passaram por ela pagelas, terços, fotografias, papéis com petições, etc.

A partir daí sucederam-se concelebrações eucarísticas junto dos restos mortais de Álvaro del Portillo. De acordo com Mara Celani, porta-voz das cerimónias romanas para a beatificação, no dia 29 durante a tarde passaram por esta Basílica cerca de 20.000 pessoas.