28 de setembro: Missa de acção de graças pela beatificação de Álvaro del Portillo

O Papa Francisco, no Angelus em Roma, une-se às cerimónias de Madrid. O Bispo Javier Echevarría, prelado do Opus Dei: “Famílias: o Senhor ama-vos e está presente no vosso matrimónio”.

Na manhã de domingo, 28 de setembro, foi celebrada a Missa de ação de graças pela beatificação de Álvaro del Portillo. Teve lugar nas mesmas ruas de Valdebebas onde na véspera se tinham reunido mais de 200.000 pessoas para assistir à beatificação. Muitas delas regressaram às suas casas no mesmo dia para tornar a viagem menos dispendiosa, mas no domingo ainda assistiram várias dezenas de milhar de pessoas.

No início da cerimónia de recitação do Angelus, o Papa Francisco, em Roma, recordou a beatificação que tinha tido lugar na véspera em Madrid e pediu que “o exemplar testemunho cristão e sacerdotal do Bispo Álvaro del Portillo suscite em muitos o desejo de se unirem sempre mais a Cristo e ao Evangelho".

Oração pelas famílias de todo o mundo unidos ao Papa Francisco

Perante uma assistência formada por famílias de diversos países, o prelado do Opus Dei dedicou-lhes boa parte da sua homilia. Fê-lo recordando a petição do Papa Francisco de dedicar este domingo à oração pela celebração da III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos dedicada à família: “Neste dia, que o Santo Padre Francisco dedica à oração pela família, unimo-nos às súplicas de toda a Igreja por essa comunhão de amor, essa escola do Evangelho que é a família".

D. Javier dirigiu-se às famílias para lhes dizer: “o Senhor ama-vos, o Senhor encontra-se presente no vosso matrimónio, imagem do amor de Cristo pela sua Igreja. Sei que muitos de vós vos dedicais generosamente a apoiar outros casais no seu caminho de fidelidade, a ajudar a muitos outros lares a irem para a frente num contexto social muitas vezes difícil e até hostil. Ânimo! O vosso trabalho de testemunho e de evangelização é necessário para o mundo inteiro".

Quis também agradecer-lhes: “Agora, agradecemos a todos os pais e mães de família que aqui estão reunidos e a todos os que se ocupam das crianças, dos idosos, dos doentes".

A multidão destes dias testemunha a fecundidade da vida de Álvaro del Portillo

O Prelado começou a sua homilia referindo-se à cerimónia de beatificação celebrada no dia anterior: “A multidão destes dias, os milhões de pessoas no mundo e tantas que já nos esperam no Céu, dão também testemunho da fecundidade da vida de D. Álvaro". Explicou que “não era propriamente uma multidão mas uma reunião familiar, unida pelo amor a Deus e pelo amor mútuo. Este mesmo amor também se torna mais forte hoje na Eucaristia, nesta Missa de ação de graças pela beatificação do queridíssimo D. Álvaro, Bispo, Prelado do Opus Dei".

Álvaro del Portillotransparecia a misericórdia divina com a sua solidariedade com os mais pobres e abandonados

Durante a Missa de ação de graças, D. Javier explicou que “olhando para a vida santa de D. Álvaro, descobrimos a mão de Deus, a graça do Espírito Santo, o dom de um amor que nos transforma". O prelado animou a que “os outros descubram no meu viver a bondade de Deus, como ocorreu no caminhar diário de D. Álvaro: já nesta Madrid tão querida, transparecia a misericórdia divina com a sua solidariedade com os mais pobres e abandonados".

Em continuidade com esse espírito solidário, as ofertas das missas de sábado e de domingo destinar-se-ão a quatro projetos sociais que o novo Beato iniciou:

- A construção de um pavilhão materno-infantil no Niger Foundation Hospital and Diagnostic Centre, na Nigéria, que favorecerá o atendimento de 12.000 consultas anuais.

- Um programa para erradicar a malnutrição infantil em Bingerville (Costa do Marfim), que se destinará a 5.000 beneficiários diretos.

- Quatro ambulatórios na área periférica da República do Congo, a partir dos quais se oferecerá assistência de saúde a 10.000 crianças por ano.

- Bolsas para a formação de sacerdotes africanos em Roma.

Ao terminar a cerimónia os 3.500 jovens voluntários colaboraram na recolha dos materiais empregues na cerimónia e na limpeza das ruas.