2 de outubro e 14 de fevereiro: indulgências para os cooperadores

Em determinadas datas relacionadas com a história da Obra, os fiéis e cooperadores podem obter indulgência plenária. Agora, o Papa Francisco concedeu que os cooperadores do Opus Dei a possam obter nos dias 2 de outubro e 14 de fevereiro.

► Ver o site queroajudar.pt com algumas incitativas do Opus Dei em Portugal em que pode colaborar

Duas festas litúrgicas estão particularmente ligadas à história da Obra: Santa Maria Virgem, Mãe do Amor Formoso (14 de fevereiro) e a solenidade dos Santos Anjos da Guarda (2 de outubro).

Agora, a Penitenciária Apostólica – Tribunal do Vaticano que tem a seu cargo a administração de indulgências – por mandato do Santo Padre Francisco, indicou recentemente que nessas datas também os cooperadores do Opus Dei possam obter indulgência plenária, como já a podiam obter os fiéis da Obra.

Estas duas datas acrescentam-se a outras já assinaladas previamente pela Santa Sé.

Indica-se de seguidaa lista dos dias em que é possível obter essas indulgências sempre que se cumpram as condições estabelecidas:

· 14 de fevereiro: Aniversário do início do apostolado do Opus Dei com mulheres e da Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz.

· 19 de março: Solenidade de São José.

· 29 de junho: Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo.

· 14 de setembro: Festa da Exaltação da Santa Cruz.

. 29 de setembro: Festa de São Miguel, São Gabriel e São Rafael, Arcanjos.

· 2 de outubro: Aniversário da Fundação do Opus Dei. Festa dos Santos Anjos da Guarda.

· 27 de dezembro: Festa de São João, Apóstolo e Evangelista.

Os fiéis que pertencem ao Opus Dei podem também obter indulgências noutros dias relacionados com a sua incorporação na Obra.

Como diz o Catecismo da Igreja Católica, "a indulgência é a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada; remissão que o fiel devidamente disposto obtém em certas e determinadas condições, pela ação da Igreja, a qual, enquanto dispensadora da redenção, distribui e aplica por sua autoridade o tesouro das satisfações de Cristo e dos santos" (n. 1471).

Para ganhar uma indulgência plenária, é necessário querer evitar qualquer pecado mortal ou venial e também cumprir três condições: Confissão sacramental – na proximidade das datas indicadas – Comunhão Eucarística e Oração pelas intenções do Papa.

Além disso, os fiéis cristãos – entre ele, os do Opus Dei e os cooperadores – podem obter outras indulgências em situações correntes, como cumprir normas de piedade cristã, realizar o trabalho com esmero ou fazer algum pequeno sacrifício.