Comunicado sobre o acidente ocorrido no México

10 mulheres do Opus Dei e o motorista do veículo em que viajavam faleceram num acidente e outras cinco estão em estado grave. D. Javier Echevarría manifestou a sua profunda dor e pediu orações por este trágico acidente.

Atualização (15/09/2016)

Informamos com tristeza que hoje faleceu Lupe Navarrete. Desejamos, como escreveu o Padre, que Deus lhe conceda "um Céu muito grande".

Para rezar a Deus pelas nossas irmãs falecidas, hoje às 11h00 celebrar-se-á a Santa Missa na Igreja de São Josemaría, em Zapopan, Jalisco. Pedimos que se unam às nossas orações e agradecemos muito cordialmente todas as demonstrações de proximidade e de afeto que recebemos durante estes duros dias.

Há ainda três feridas em estado muito grave. Contamos com as vossas orações para que o seu estado de saúde evolua favoravelmente.

Cidade do México, 14 de setembro de 2016.

Ontem, num lamentável acidente de viação, faleceram 10 mulheres do Opus Dei e outras 5 ficaram gravemente feridas. Também faleceu o motorista do autocarro em que viajavam e houve ainda pessoas feridas noutra viatura envolvida no acidente.

O trágico acidente verificou-se quando viajavam em peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de San Juan de los Lagos.

Neste momento de enorme dor, agradecemos a todos orações por todas as falecidas: Idelfonsa Monroy, Cuca Arellano, Ana Pau Mendoza, Sara Orozco, Loli de la Torre, Elena Cornejo, Cata Lara, Flora Almeida, Mica Bracamontes e Lety Rivera. Pedimos também que recordem nas vossas orações todos os parentes e familiares próximos, bem como todos os amigos das pessoas falecidas, para que nestes momentos de dor encontrem o consolo face a uma perda tão inesperada e dolorosa.

Desejamos também pedir aos leitores deste site as suas orações pelas cinco pessoas gravemente feridas: Oli Mungía, Angie Gómez, Lupe Navarrete, Raquel Gutiérrez y Nery García, cujo estado de saúde é de momento muito grave.

Numa carta do prelado do Opus Dei às suas filhas do México, D. Javier Echevarría escreveu: "Quando li os nomes, e mesmo agora, enchem-se-me os olhos de lágrimas. Não é sentimentalismo, mas a realidade de que somos uma família esplêndida, muito unida e, por isso, este momento é muito difícil".

E acrescentou: "Estas filhas, agora com a sua recordação, ajudam-nos a cumprir esta resolução: amemos mais a Cruz, mesmo sem entender os desígnios da Providência".

Os restos mortais serão transladados para Guadalajara e os funerais terão lugar entre hoje e amanhã na Igreja de São Josemaría Escrivá de Balaguer, em Zapopan. À medida que haja mais dados, serão acrescentados nesta mesma informação.

(Comunicado do gabinete de informação do Opus Dei on México)