1 de outubro: Audiência com o Papa Francisco

O Papa Francisco incentivou os 15.000 peregrinos chegados a Roma após a beatificação de Álvaro del Portillo a recorrer ao novo Beato, "para que a sua intercessão e o seu exemplo vos ajudem a responder com generosidade ao chamamento de Deus à santidade e ao apostolado"..

Cerca de 15.000 pessoas chegadas a Roma para celebrar a beatificação de Álvaro del Portillo – que teve lugar em Madrid no passado dia 27 de setembro – assistiram à audiência com o Papa Francisco na manhã do dia 1 de outubro, para manifestar deste modo a sua união com o Santo Padre e o seu agradecimento pela beatificação. O Papa Francisco dirigiu-se especialmente a eles, dizendo: "Saúdo D. Javier Echevarría, prelado do Opus Dei, bem como os fiéis da Prelatura aqui presentes para dar a graças a Deus pela beatificação de D. Álvaro del Portillo. Que a intercessão e o exemplo do novo beato vos ajudem a responder com generosidade ao chamamento de Deus à santidade e ao apostolado na vida corrente, ao serviço da Igreja e da humanidade inteira. Muito obrigado e que Deus vos abençoe"..

.

D. Javier Echevarría: Muito obrigado, Santo Padre!

"Neste momento de profunda alegria – explicou D. Javier Echevarría, prelado do Opus Dei – desejo agradecer ao Papa Francisco a beatificação deste Bispo que tanto amou e serviu a Igreja. Encomendemos ao beato Álvaro as intenções do Santo Padre: a renovação apostólica e o serviço a Deus de todos os cristãos, a promoção e ajuda dos mais necessitados, o próximo Sínodo sobre a família, a santidade dos sacerdotes".

José Ignacio cumprimenta o Papa

José Ignacio, a criança chilena curada milagrosamente graças à intercessão do Beato Álvaro, foi cumprimentada pelo Santo Padre ao terminar a audiência. "O Papa pediu-me que reze por ele", conta. Junto do José Ignacio estavam os pais. A mãe, Susana Wilson, explicou: "entregámos ao Papa as petições que tínhamos colocado junto da relíquia do Beato Álvaro, pelo que foram momentos de muita alegria e muita gratidão". E acrescentou: "Dissemos-lhe que no Chile rezamos muito por ele e pelas suas intenções. Estamos muito emocionados, foram dias para dar graças, cheios de bênçãos, de pessoas tão carinhosas que se aproximaram de nós".

O marido, Javier Ureta, acrescentou "Foi uma enorme alegria, porque apesar da dor que significaram esses momentos em que o José Ignacio esteve tão mal, traduziram-se numa bênção gigantesca para todo o mundo e, além disso, ressalta a imagem de D. Álvaro como exemplo de vida e caminho para a santidade. Pedimos ao Papa que nos desse a bênção pelos 15 anos de matrimónio e disse-nos que fossemos um exemplo de 'matrimónio para sempre' ".

O Santo Padre ajuda-nos a ser melhores

A maioria dos participantes nas cerimónias da beatificação de Álvaro del Portillo em Roma, provêm da América, Ásia, África e Oceânia, bem como de todas as regiões de Itália. Nalguns casos, como sucedeu com os peregrinos oriundos de África e de alguns países da América do Sul, chegar a Madrid e a Roma implicou um esforço considerável.

É o caso de Alphonse Mosolo, médico do Congo, que trabalha em Monkole, um hospital de Kinshasa. Veio a Roma pela primeira vez na sua vida. Para o Dr. Mosolo, "escutar o Papa significa uma grande carga de fé e de esperança que nos ajuda a ser melhores e a não desanimarmos perante os problemas". E continuou: "disse ao Papa que as crianças hospitalizadas no nosso hospital, com as doenças mais graves do país, estão a rezar por ele". Mosolo representava um dos quatro projetos africanos que serão financiados com o montante recolhido durante a beatificação do passado dia 27 de setembro.

Mara Celani, porta-voz dos eventos romanos da beatificação, pôde também cumprimentar o Papa com o marido e os seus cinco filhos: "Foi muito emocionante – explica; o Papa convida-nos a pôr à disposição da comunidade os carismas que Deus nos dá e, deste modo, convida-nos a imitar o Beato Álvaro, que é um presente para toda a Igreja".

Ouvir as palavras do Papa